sexta-feira, maio 24

Mimetismo psicológico

      "A Origem das Espécies" de Darwin é certamente um dos livros mais importantes da humanidade. Revolucionou a compreensão do nosso universo e de como todos os seres vivos evoluem nele.
      De acordo com ele, todas as espécies nascem com mutações, algumas claramente perceptíveis e outras não. Quando uma destas confere ao indivíduo alguma vantagem no ambiente, ele se adapta melhor e sobrevive, passando adiante essa mutação para seus descendentes. Ao longo dos anos, essa mutação que garantiu a sobrevivência da espécie é cada vez mais nítida.
      Porém, de todas as mutações que existem em cada espécie, uma das que mais me chama a atenção é aquela que nos vem a mente quando lembramos do camaleão.
        O mimetismo do bicho é também uma metáfora para dizermos que alguém é flexível, se adapta as circunstâncias da situação tal qual o camaleão se mistura as cores ao seu redor. No caso dele para ser mais furtivo evitando predadores ou caçando mais facilmente, no nosso confere a pessoa a vantagem de se socializar mais facilmente, conseguindo melhores negócios, empregos, fugindo de problemas.
     Mas uma de nossas vantagens adaptativas, a inventividade humana, trouxe o mimetismo das espécies para produtos! Os motores de carros tem peças parecidas com o joelho humano, aviões utilizam o mesmo sistema de vôo que as aves que observamos, entre outros produtos. E se analisarmos mais de perto, até mesmo as empresas seguem a lei de Darwin e precisam se misturar melhor ao ambiente para permanecerem longevas.
     Tome o Facebook por exemplo. Ou melhor, as redes sociais em si. Elas mimetizaram de forma surpreendente a psicologia do ser humano. Nossa espécie tem um desejo de permanecer conectada, de compartilhar com os outros suas alegrias e tristezas, se fazer ouvir de algum modo.
     A indústria alimentícia, sem perceber também mimetizou o gosto do cérebro humano em associar açúcar a energia e criou o refrigerante que logo se espalhou pelo mundo na conhecida forma da coca-cola e hoje é tema de discussão sobre saúde pública!
     Todos estes produtos trazem o que chamo de mimetismo psicológico. A capacidade de copiar e se adaptar ao comportamento humano em sua forma mais pura e natural possível criando produtos que se mimetizem a determinado comportamento que temos de maneira instintiva.
     Há até uma nova ciência, conhecida como Neuromarketing, que busca as maneiras mais furtivas de influenciar as pessoas a comportamentos desejados (normalmente comprar mais, mas pode ser roubar menos, ficar mais tranquilo etc).
     As empresas que melhor mimetizarem o comportamento humano de forma pura, serão aquelas que prosperarão por várias décadas.

     Assim Pensei

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