sexta-feira, março 2

Pirâmides... ainda vão pegar você!!!!



     Quem nunca ouviu falar sobre as Grandes Pirâmides do Egito? Obras faraônicas, maravilhas do mundo e modelos arquitetônicos impressionantes, especialmente para a época em que foram erguidas. Alguns sustentam que houve até ajuda extraterrestre devido as dificuldades vindas da época.
     Mas existe algo que com certeza é bastante humano e é tão antigo quanto as mesmas. Estou falando do "esquema de pirâmides". Alguém já ouviu falar do "Mago de Wall Street"? Bernard Madoff, para os próximos, ficou famoso por desenvolver um desses envolvendo a bolsa americana, prometendo lucros altos e fixos para quem deixasse o dinheiro em suas mãos.
     O detalhe é que o cara era ótimo "poser" e convencia todo mundo que era um excelente negócio aplicar com ele quando, na verdade, o seu esquema era velho igual as obras lá do Egito Antigo. O dinheiro simplesmente repassava pela cadeia alimentado por novos indivíduos que ali entravam. Depois de preso sabe o que ele disse? "Que se danem meus clientes, olhem a minha situação agora!"!!! Palavras de um verdadeiro sociopata...
     Mas impressionante mesmo é a capacidade do ser humano de ser criativo. O filme Tropa de Elite 2 mostra que quando o tráfico começou a ficar sem dinheiro, os policiais corrutos não foram tristes pra casa, mas criaram as milícias e se instalaram a CPMF do morro. E não é que o mesmo aconteceu com essas pirâmides?
     Muitas empresas hoje desenvolvem o "Marketing de Multinível"!!! E a primeira coisa que eu ouvi ao chegar numa das palestras foi: "Isso não é uma pirâmide!". Imaginei uma esposa vendo a o marido agarrado a outra mulher e ele dizendo antes de mais nada: "Não é isso o que você está pensando!!"
     Guardei a frase pra mim e assisti a apresentação dos produtos. São aqueles alimentos funcionais, como o Activia, que tem fins terapêuticos mas não são medicamentos. Até aí, interessante, mesmo vindo de pessoas que não tem nenhuma experiência científica e cujos comentários a respeito dos benefícios reais do produto são pra lá de subjetivos.
     Mas eu achei interessante a "estrutura patenteada" dos mesmos, algo como Marketing Binário, não lembro exatamente o nome mas lembro como funciona: Você paga R$1200 para entrar nessa "imperdível oportunidade" e receber os produtos para experimentar, sentir os benefícios e compartilhar com os amiguinhos. Posteriormente e automaticamente (isso é incentivado mas é opcional) você paga uns R$500 reais por mês para garantir a permanência no sistema e continuar recebendo produtos em casa. Depois você pode vender estes produtos, atuando como um distribuidor, ou encaminha dois coleguinhas para entrarem no esquema abaixo de você e começa a ganhar sobre as vendas que eles realizam também. Mas que receberá o dinheiro sempre pela "perna que vendesse menos".
     Olhando a estrutura, eu vi que aquilo tinha rabo, chifre, fedia enxofre mas eles insistiam que aquilo não era o capeta!!! Não é pirâmide, é Marketing de Multinível!!! Existe um produto na cadeia!! Mas semanalmente os coleguinhas tem que achar mais coleguinhas ou você coloca mais coleguinhas na suas pernas para melhorar seus resultados!
     Imaginei-me como um calígrafo escrevendo e vendendo convites pra casamento. Sendo destro, teria que escrever com as duas mãos e seria pago apenas pela qualidade dos convites confeccionados com a canhota!!! E ainda criaria uma rede de consumidores que comprariam um lote inicial que não vale nem metade do que paguei e fiz uma assinatura de chás e sucos!!!
     Mas a pior parte veio quando um dos vendedores me mostrou um desenho animado explicando as estruturas piramidais e me disse "Se você ver esse vídeo e não gostar é por que não entendeu nada"! O vídeo é extremamente segregador e utiliza técnicas claras de lavagem cerebral. Ele separa em visionários inteligentes aqueles que aderem o esquema e estúpidos tapados aqueles que não vêem os benefícios. Como um imbecil ele simplesmente comprou essa idéia e a repetia como um papagaio sem refletir sobre a mensagem que lhe fora passada. Essa técnica já foi utilizada na Alemanha nazista "Os judeus são porcos, a raça ariana é a melhor", e no Apartheid dizendo que negros eram inferiores a brancos...
     Eu já fui vítima de um esquema de Vendas Diretas, e esse marketing multinível é derivado dela. Não acho impossível que pessoas ganhem dinheiro com esse tipo de negócio, até por que é necessário que hajam pessoas vitoriosas pra continuar a atrais outras para a base da pirâmide e realimentar o esquema, mas peço a cada um dos que estão lendo esse post para serem extremamente céticos quando escutarem sobre esse tipo de negócio e entrem apenas depois de refletirem e planejarem muito bem o que vão fazer. Eu vejo claramente o uso de técnicas de marketing e lavagem cerebral utilizadas em exércitos e igrejas para colocar a idéia na cabeça da pessoa que entra impulsivamente no negócio. Observem também o fato de a esmagadora maioria ser composto por pessoas jovens que estão desesperadas pelo "dinheiro fácil".
     Seria bom ouvir a versão daqueles que critico para deixarem o comentário a respeito desse Marketing Multinível. Mas por enquanto, o capeta continua sendo o capeta! E não recomendo isso pra ninguém!

2 comentários:

  1. No finalzinho faltou um "h" --> "mudar mina opinião."... mas muito bom!! ainda não caí nesse tipo de negócio, mas já tive algumas oportunidades..rs... legal quando vc senta e dá a maior atenção pra pessoa que está te "vendendo" a idéia, vc ouve atentamente, dá sorrisos de satisfação, quando ela termina de falar, você faz alguma perguntas e ela já dá umas gaguejadas, e então vem o "veja bem" já mudando de assunto da pergunta que você tinha feito... existem esses "espertões" por todo lado.

    ResponderExcluir
  2. Olha, minha mãe sempre repete uma frase do meu bisavô: "Vive meio mundo enganando outro meio". Se essa frase é do meu Bisa, realmente a coisa não é nova. Só usam os novos meios para divulgá-las e novas ferramentas para enfiá-las goela abaixo. De qualquer forma, senti uma revoltasinha pessoal ai hehehe, acredito que para QUALQUER coisa precisamos pensar e repensar, sem se iludir com prêmios milagrosos.

    ResponderExcluir